
Por Professora Denise Ferreira
Sala de Aula Agitada: um desafio diário
Uma das maiores dificuldades que um professor enfrenta no seu dia-a-dia em sala é conseguir controlar uma turma agitada.
- Porque a turma está agitada?
- Quais os motivos para esse comportamento?
- Quem são as crianças que estão na nossa sala de aula hoje?
- O que o professor pode fazer para acalmar uma turma agitada?
CLIQUE E ASSISTA O VÍDEO!
Essa é uma live que fiz no Instagram, onde discutimos sobre o porquê dessa agitação na sala de aula e sugeri algumas estratégias para ajudar a superar esses problemas.
Como sugeri no vídeo, investigar e fazer uma anamnese da turma para saber quais estratégias usar é o primeiro passo para resolver esse problema.
Podemos considerar as competências socioemocionais como recortes das competências gerais da BNCC.
Essas competências são habilidades sociais e emocionais que impactam o comportamento, atitudes, modos de pensar e sentir (tão importantes quanto a leitura, a escrita ou o cálculo) e devem ser dominadas pelas crianças ao longo dos anos escolares.
Pesquisas demonstram que desenvolver essa competência em sala de aula promove o aumento do rendimento escolar e a diminuição de problemas de indisciplina. Precisamos buscar na teoria e em experiências de sucesso a resolução dessa situação.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:
No dia-a-dia da escola, constantemente nos deparamos com questões sobre como lidar com indisciplina e quais ações podemos desenvolver para resolução pacífica de conflitos.
Os educadores tem como papel mostrar às crianças que elas possuem habilidades para superar os desafios da vida escolar, que errar faz parte do seu desenvolvimento e que aprender pode ser prazeroso!
Por isso, penso ser essencial que o professor esteja atento, observe seus alunos e ajude-os a superar esse medo através de atividades lúdicas e diálogos coletivos, com o objetivo de refletir, tomar consciência de si mesmo e ajudá-los a desenvolver sua autonomia e auto controle.
INDICAÇÃO DE LIVROS:
Durante o vídeo, apresentei 3 livros que podem auxiliar e apontar caminhos para a construção de um ambiente socioafetivo equilibrado em sala de aula. Recomendo a leitura!
- Livro: Como falar para o Aluno aprender
Autora: Adele Faber
Editora: Summus Editorial
Este livro traz sugestões para os problemas de comunicação entre alunos, professores e pais.
- Livro: Falar e escutar na sala de aula – Propostas de Atividades Práticas
Autora: Suzana Schwartz
Editora: Vozes
Este livro foi escrito para professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental com o intuito de provocar pensamentos críticos sobre a necessidade da sistematização de ações, incluídas no planejamento didático, que privilegiem o ensino e a aprendizagem da fala e da escuta no cotidiano da prática docente.
- Livro: Como enfrentar a indisciplina na escola
Autora: Silvia Parrat-Dayan
Editora: Contexto
Como é possível que a classe se desorganize tanto? Por que não se respeita mais o professor? são algumas das perguntas que esse livro essencial para professores nos responde!
QUER SABER MAIS?
Aqui no blog tem outras ideias para ajudar a estabelecer um ambiente socioafetivo equilibrado na sala de aula. Veja também:
“Em sala de aula, devemos antes conquistar as emoções dos alunos, depois a razão” (Vygotsky)
MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!
Conheça a Professora Denise!
A Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP.
Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.
É autora, curadora e produtora do Instagram, Facebook, Youtube e aqui do Blog Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.
Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.
Quer receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar GRUPO VIP no TELEGRAM > t.me/papodaprofessoradenise