Por Michelle Costa Soares
Materiais não estruturados: uma forma de criar e brincar com um recurso chamado imaginação!
As crianças nos dão bons sinais para programar uma intervenção adequada e que desperte nela o prazer pelas aprendizagens. Nos momentos do brincar, podemos observar seu comportamento, reações, interesses, dificuldades…
É só lhes dar alguns objetos e pronto, tudo se transforma em brincadeira. A criança é assim, uma tempestade de ideias, simbolismos, criatividade e emoção.
Então, que tal dar aos pequenos a possibilidade de criar e aprender diante de alguns recursos simples e que aguçam a criatividade.
O brincar com materiais não estruturados possibilita o desenvolvimento da inteligência, a oportunidade da criança explorar suas habilidades criativas e que tem relação com aprendizagens já consolidadas.
Durante o momento de construção do brincar o educador poderá fazer intervenções com relação a conceitos utilizados nas aprendizagens mais sistemáticas, como: a quantidade de pedrinhas a serem usadas, os centímetros de um barbante que irão precisar, as relações entre muito e pouco, maior e menor, em cima e embaixo…
Atividades que exigem da criança estruturar seu próprio brinquedo ou brincadeira, permitem que algumas funções cognitivas sejam estimuladas, pois para estruturar-se eles precisarão organização, planejamento, flexibilidade cognitiva, criatividade, manutenção da atenção, memória operacional e diversas outras capacidades mentais.
Vygotsky traz uma reflexão importante sobre a construção da imaginação e as relações futuras da criança, onde
“A imaginação, como base de toda a atividade criadora, se manifesta por igual em todos os aspectos da vida cultural, possibilitando a criação artística, científica e técnica. Neste sentido, absolutamente tudo o que nos rodeia e que foi criado pela mão do homem, todo o mundo da cultura, em diferenciação ao mundo da natureza, tudo é produto da imaginação e da criação humana, baseados na imaginação”
Por essas e outras, façamos os brinquedos… façamos do brincar um meio de criar, aprender e evoluir.
LISTA DE MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS PARA AGUÇAR A IMAGINAÇÃO:
- Caixas de ovos
- Papelão
- Rolos de papel
- Fitas adesivas
- Botões
- Retalhos
- Tinta
- Tampas
- Folhas árvores
- Galhos
- Balões
- Lã
- Pedrinhas
- Papéis … e o que a imaginação contribuir!
Compartilhe conosco o que achou desse post!
Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões abaixo! Vamos adorar ler!?
Quer mais ideias? Veja também:
MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!
Conheça a AUTORA!
Michelle Costa Soares é Pedagoga, especialista em Desenvolvimento Infantil, Psicopedagoga Clínica Infantil, especialista em Neuropsicologia, Professora em Universidades e Cursos na área de Educação Especial e Desenvolvimento Infantil.
Apresenta em seu perfil @michelleterapiadecrianca no Instagram, registros e recursos para estímulos do Desenvolvimento Infantil.
Quer receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar GRUPO VIP no TELEGRAM > t.me/papodaprofessoradenise



Parabéns a todos os envolvidos nesta matéria achei maravilhoso, sou professora em uma creche e trabalho com uma turma de 3 anos, este ano irei fazer um projeto O brincar com materiais não estruturados e vcs me ajudaram muito. Grata