Por Professora Denise Ferreira
Muita gente pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate, nos reunimos com a família e amigos para um belo almoço… Mas em meio a tudo isso, ficam umas questões:
Qual será o verdadeiro sentido da Páscoa?
Como trabalhar essa data na escola, sem abordar religiões e sem dar enfoque comercial a ela?
Essas perguntas são um verdadeiro desafio!
Pensando nessas questões desenvolvi esse projeto, que pode ser feito rapidinho e tem como objetivo de trabalhar o significado dessa data comemorativa, assim como os valores que fazem parte dele e assim tornar essa data significativa, e auxiliar as crianças a desenvolverem o pensamento crítico e a autonomia.
Projeto Páscoa Significativa
Acredito que o principal sentido da Páscoa é a união, a partilha, a amizade e solidariedade.
Abaixo explico como desenvolvi esse projeto, que pode ser feito com crianças a partir de 8 anos, mas que também pode ser adaptado para os menores.
Atividade 1 – Pesquisa de campo: “O QUE SIGNIFICA A PÁSCOA PARA SUA FAMÍLIA?”
Começamos o projeto com perguntas:
- O que vocês sabem sobre a Páscoa?
- Como sua família comemora a Páscoa?
Para respondê-las as crianças fizeram uma pesquisa de campo com sua família, pois a Páscoa é uma data comemorativa milenar, de cunho religioso, comemorada por milhões de pessoas no mundo e cada família têm suas tradições e seu jeito para comemorá-la.
- Foi para casa uma tarefa para ser feita em família: uma pesquisa sobre o que significa a Páscoa para a família e como cada uma a comemora.
- Cada criança e sua família deveriam seus registrar os sentimentos e pensamentos. Podiam desenhar, escrever, fazer colagens de fotos e imagens que explicassem como a família entende e comemora essa data.
- Enviei uma poesia* sobre a data como inspiração e para contextualizar a atividade, uma folha em branco e um bilhete* explicando como fazer essa tarefa.
(*Deixei esses impressos prontinhos pra você baixar GRÁTIS no final deste post!!)
Atividade 2 – Contextualização do tema “O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA”
Com base em vários artigos que pesquisei, descobri muitas coisas interessantes sobre a Páscoa e elaborei um texto*, que lemos e discutimos com turma na escola.
(*Deixei esse impresso prontinho pra você baixar GRÁTIS no final deste post!!)
A leitura e discussão desse texto promoveu um momento super gostoso de trocas, experiências e descobertas para toda a turma!
Discutimos também sobre a parte comercial da Páscoa e da quantidade de chocolate que ganham nessa data. Tinha criança que ganhava mais de 5 ovos de chocolate!
Chegamos à conclusão que não precisamos (e nem faz bem à saúde!) comer tanto chocolate. Achei super bacana o relato de uma aluna que em vez de chocolate preferia ganhar brinquedos na Páscoa.
Atividade 3 – Construção de um painel: “O QUE ENTENDI SOBRE A PÁSCOA”
Com a tarefa feita, as crianças construíram um painel coletivo com as pesquisas que trouxeram.
Cada aluno apresentou o trabalho que fez com a família, descrevendo o que ele entendeu sobre os sentimentos da Páscoa.
Depois, escolheu um lugar no painel e fixou seu trabalho. Ficou lindo!
Toda a escola pôde apreciar os trabalhos, pois colocamos o painel em um lugar bem visível. As crianças ficaram orgulhosas de suas produções e, sempre que podiam, paravam em frente ao painel e mostravam para seus colegas.
Atividade 4 – Leitura de uma história de Páscoa
“O COELHINHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA”
Atrelar uma obra literária à um projeto sempre torna o trabalho mais rico e dá às crianças a oportunidade de conhecer obras literárias, além de ajudar a desenvolver o prazer pela leitura e escrita.
Escolhi para nosso projeto o livro “O coelhinho que não era da Páscoa”, da renomada escritora Ruth Rocha, editado pela Editora Salamandra.
Esse livro é leve, divertido e mostra situações que valorizam a independência de pensamento e a ousadia. O personagem principal é um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe outra profissão, mas nunca se esquece das pessoas que ama!
Através dessa leitura, pudemos discutir sobre valores e o verdadeiro sentido da Páscoa através das atitudes dos personagens.
ANTES DA LEITURA:
Etapas que fortaleceram o sentido da história:
- Reforcei com as crianças o sentido da Páscoa que já discutimos até aqui, destacando a importância de atitudes boas que podemos ter para com os outros.
- Conversamos sobre as profissões e como são importantes na vida de cada um.
- Dei um tempo para as crianças falarem sobre as profissões de seus pais.
DEPOIS DA LEITURA:
Conversamos sobre a história do coelho e lancei algumas perguntas para ajudar na reflexão, sempre enfatizando os sentimentos e valores que trabalhamos no projeto:
- O que podemos aprender com essa história?
- Que tal fazermos como o Vivinho e fazer nossos presentes de Páscoa?
- Que tipo de presentes de Páscoa podemos fazer para dar as pessoas que gostamos?
Atividade 5 – Culinária de Páscoa “FAZENDO BOMBOM DE LEITE EM PÓ”
Animados com a história que lemos, as crianças, assim como os personagens do livro, colocaram a mão na massa e prepararam juntos uma deliciosa e simples receita de bombom, que não vai ao fogo.
Para realizar essa verdadeira experiência culinária em grupo, usando os valores que estudamos no projeto, cada criança trouxe um ingrediente e juntos fizeram os bombons.
Enviei para os pais um bilhete* explicando os objetivos da atividade e solicitando o ingrediente que criança deveria trazer.
(*Deixei esse impresso prontinho pra você baixar GRÁTIS no final deste post!!)
As crianças fizeram e embrulharam os bombons. Depois as crianças levaram os bombons para casa para compartilhar com a família. Ficou delicioso!
Atividade 6 – Fazendo um cartão de Páscoa
Para fechar com chave de ouro o Projeto Páscoa Significativa, cada criança fez um cartão para alguém que considera especial.
Dobramos uma folha de papel sulfite 120 gramas (aquela mais durinha) e cada um fez a capa, decorou e escreveu o que quis.
Numa das faces as crianças colaram uma mensagem sobre o verdadeiro significado da Páscoa.
Cada cartão ficou diferente e exclusivo. Um mimo!!
A Páscoa se tornou uma data extremamente comercial. Realizar projetos como esse na escola é importante para que todas as crianças saibam o real motivo da comemoração, pensarem sobre suas escolhas e valorizem os sentimentos e pessoas com quem convivem.
Espero que tenha gostado desse post. Adoraria saber sua opinião sobre ele!
Me conte o que achou nos comentários!
Quer mais ideias para suas aulas? Veja também:
Conheça a Professora Denise!
A Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduada em Gestão Escolar pela USP.
Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.
É autora, curadora e produtora do Instagram, Facebook, Youtube e aqui do Blog Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.
Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.
Quer mais ideias e receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar no meu Canal no Instagram!!
Papo Pedagógico PPD
Amei seu projeto, gostaria de pedir sua permissão pra usar com minha turminha.
Claro! Será um prazer te ajudar de alguma forma Profe💖
Professora Denise, fiquei encantada com o seu projeto! Quando chegam essas datas comemorativas, fico arrepiada só de pensar em como trabalhar, tentando fugir da questão religiosa, já que é proibida e também da comercial. Estou simplesmente ENCANTADA com a sua ideia. Peço licença para salvar e até imprimir, para nunca perder ou esquecer esse conteúdo rico. Irei adaptar para minhas crianças de 3 anos e tenho certeza que será muito significativo! OBRIGADA!!!
Fico feliz em poder ajudar de alguma forma! Sempre conte com meu blog quando precisar 💖
obrigada por socializar
Amei seu projeto. Peço sua licença para adaptar para meus alunos do infantil
Que bom que gostou! Já salva pra usar em outro momento 🙂