Por Professora Denise Ferreira
Tempo estimado de leitura: 8 minutos
A cada fim de ano letivo você sente aquele misto de alívio e ansiedade: alívio por ter chegado até o final, ansiedade por saber que falta algo…o desafio de como escrever relatório final do aluno.
É uma das tarefa mais cansativas para o professor, dá insegurança, gera dúvida….
Se você já sente aquele frio na barriga só de pensar, calma!
Neste post, vou compartilhar minhas melhores estratégias sobre como descrever o aluno no relatório, num passo a passo prático, objetivo e que realmente valoriza o aluno e destaca o nosso trabalho como professor.
Vou falar sobre:
1. POR QUE O RELATÓRIO FINAL DO ALUNO IMPORTA TANTO?
2. CUIDADOS ESSENCIAIS PARA ESCREVER O ÚLTIMO RELATÓRIO DO ANO
3. ESTRUTURA SUGERIDA PARA ESCREVER O RELATÓRIO FINAL
4. DICAS PARA REVISÃO DO RELATÓRIO FINAL
Escrever bem esse relatório final do aluno faz toda a diferença pois ele representa toda a trajetória do aluno, sua presença na sala, seu olhar, suas conquistas e desafios.
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1. POR QUE O RELATÓRIO FINAL DO ALUNO IMPORTA TANTO?
Antes de tudo, vamos refletir: por que dedicamos tanto esforço a esse relatório?
Essa tarefa é uma despedida, um fechamento de ciclo e, acima de tudo, um legado pedagógico que ficará registrado para sempre. É aquele último “olhar” formal que oferecemos ao aluno e à família.
É uma comunicação muito valiosa que mostra o aluno foi visto, foi acompanhado na sua evolução e trajetória no ano letivo.
Esse parecer descritivo do aluno fica no histórico escolar do aluno para sempre!
O relatório final do aluno é um documento oficial que descreve a trajetória escolar fundamental em casos de mudança de escola ou quando há dúvidas sobre progressão, mostrando o percurso do aluno, o que foi conquistado, o que ainda está em desenvolvimento.
Ele também mostra que nós professor REALMENTE conhecemos o aluno, sua trajetória, seus desafios e suas vitórias. É um reflexo da nossa prática docente, demonstrando o esforço de um ano inteiro!
Para nós, professoras, esse relatório significa as nossas conquistas enquanto profissionais. É você profissional dizendo: “Eu observei, eu registrei, eu trabalhei ao seu lado”.
⚡ DICA DA PROFE DENISE: Enxergue o relatório como um instrumento de parceria com a família. Ele ajuda os pais a apoiarem a jornada do aluno no próximo ano E entender como podem apoiar o filho(a).
E se você quer sair desse fim de ano sabendo que fez um relatório que realmente impacta, continue lendo!
2.CUIDADOS ESSENCIAIS PARA ESCREVER O ÚLTIMO RELATÓRIO DO ANO
Escrever relatórios pode parecer cansativo, mas com algumas estratégias, essa tarefa se torna mais leve (e eficiente!):
a) Valorize o individual
Cada aluno é único, e seu relatório deve refletir isso! Evite usar textos padronizados ou “copiar e colar” de um relatório para outro (mais abaixo tenho uma estratégia pra te ajudar nisso!).
Mencione conquistas específicas e observações reais que você percebeu ao longo do ano.
Por exemplo, em vez de escrever:
“Está em processo de desenvolvimento na leitura”,
seja mais detalhista:
“Maria reconhece a maioria das letras do nome e começou a relacionar sons e letras com confiança.”
b) Use linguagem acessível
O relatório precisa ser claro para a família, então evite termos técnicos demais. Pai, mãe ou responsável não necessariamente têm o vocabulário técnico que usamos entre nós, professores.
Evite frases técnicas ou diagnósticas e sem explicação, como:
“Aluno displicente em atividades aguardadas no terceiro trimestre”.
Prefira: “João demonstrou dificuldade com prazos no início do ano, mas apresentou avanços em sua organização.”
Procure escrever como se estivesse conversando com a mãe ou o pai numa sala de espera: com clareza, respeito e objetividade.
c) Comece sempre pelas conquistas.
Abrir o relatório com “o aluno tem dificuldades…” deprecia o aluno e torna a leitura desmotivadora!
Inicie sempre valorizando o aluno, dizendo o que ele faz bem. Veja esse exemplo:
“No início do ano, Ana tinha dificuldade em relatar ideias nos trabalhos em grupo. Hoje, já organiza e compartilha suas ideias de forma mais clara, embora ainda precise evoluir na escrita.”
⚡ DICA DA PROFE DENISE: para mostrar personalização no relatório, basta mencionar um fato que você observou especificamente sobre o aluno durante a aula.
d) Use evidências concretas e especificidade
Baseie sua escrita do relatório final do aluno em suas observações diárias, registros de sala de aula e atividades concretas. Evite usar frases vagas no relatório como:
“Precisa melhorar…”, “Está em processo…”
Sempre descreva o que, quando e como o aluno faz algo. Por exemplo:
“João apresentou avanço na leitura, iniciando o ano com dificuldades e alcançando a leitura fluente de pequenos textos.”
“Matemática: avançou na resolução de problemas matemáticos em relação ao início do ano, principalmente quando usa materiais concretos.”
Destacar as conquistas, reconhecer avanços, esforço, mudança de postura, participação, colaboração,
mesmo que pequenas, mostra que o aluno está no caminho para futuras conquistas!
⚡ DICA DA PROFE DENISE: para organizar essas informações, use um material que te poupe tempo e otimize a escrita dos relatórios.
🌟Torne seu processo mais leve!
Escrever tantos relatórios pode ser exaustivo, mas há ferramentas que facilitam esse trabalho, como o Caderno de Registros do Professor.

Com ele, você organiza suas observações ao longo do ano e economiza horas na escrita do relatório final!
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e) Equilibre reconhecimento e desenvolvimento
No seu texto, busque sempre destacar o que ainda está em desenvolvimento.
Uma dica prática é falar sobre a trajetória ao longo do ano, como na frase, por exemplo:
“No início do ano o aluno apresentou dificuldade em X; ao longo dos meses observamos progresso em Y.”
Esse tipo de descrição mostra crescimento e o que já foi conquistado no aprendizado, não só o resultado atual
f) Envolva a família como parceira
Relatórios fortes não são apenas sobre o aluno, são convites à família para continuar caminhando junto!
Não tenha medo de escrever com clareza os desafios que faltam, reconhecendo os aspectos que ainda está em desenvolvimento, sem colocar obstáculos ao aprendizado como “definitivo”, mas como uma sequência natural do processo de aprendizagem do aluno.
Explique como a família pode contribuir, incluindo sugestões, para reforçar essa parceria como, por exemplo:
“Continuem apoiando o aluno…” ou
“Estou à disposição para ajudar no que precisarem sobre meu trabalho com o aluno.”
3. ESTRUTURA SUGERIDA PARA ESCREVER O RELATÓRIO FINAL
Ao escrever um relatório, é importante ter uma estrutura clara e objetiva para ajudar a organizar todo o conteúdo e economizar tempo na escrita. Eu costumo dividir o relatório em blocos essenciais:
Bloco 1: Identificação do relatório
Comece pelo óbvio, mas essencial:
nome do aluno, série/turma, período avaliado, escola, professor(a) e data de emissão.
Bloco 2: Contextualização inicial
Abra o texto com um breve parágrafo sobre como foi o ano letivo: como foi o ano da turma, os desafios coletivos e a caminhada (essa frase pode ser usada com todos da turma).
Depois descreva como o aluno estava no início do ano, como se adaptou, sua participação, frequência, vínculo no início x agora, comparando com sua evolução.
Exemplo:
“João começou o ano tímido e com dificuldades de interação. Ao longo dos meses, desenvolveu confiança, participando mais ativamente das atividades em grupo.”
Bloco 3: Como foi a aprendizagem acadêmica
Relate o progresso do aluno em disciplinas específicas, como português, matemática, leitura e escrita, no raciocínio lógico e resolução de problemas. Inclua conquistas e áreas que ainda podem ser aprimoradas.
Exemplo:
“Português: Maria consolidou leitura fluente de textos simples. Começou com dificuldade em compreensão, mas evoluiu significativamente.”
Nessa parte do relatório, cabe destacar se você fez intervenções específicas com o aluno, se precisou de reforço ou atividades especiais extraclasse.
Exemplo:
“Maria consolidou leitura fluente de textos simples. Começou com dificuldade em compreensão, mas evoluiu significativamente. Participou de reforço em leitura duas vezes por semana; a família trouxe livros para casa, o que fez diferença.”
Bloco 4: Desenvolvimento pessoal e social
Nesse bloco use verbos que destaquem transformação do aluno, como: “Evoluiu, conquistou, começou a, conseguiu…”
Descreva como o aluno interage em sala, colabora, organiza-se, cumpre tarefas, impulsiona seu próprio aprendizado.
Foque em: interação, colaboração, autonomia, responsabilidade, comunicação.
Exemplo:
“Maria ganhou confiança ao longo do ano. Era tímida no início, mas hoje levanta a mão para ler para a turma. Isso é uma grande conquista para ela!”
Bloco 5: Comentários finais e síntese
Escreva um ou dois parágrafos que sintetizem a trajetória do aluno no ano.
Finalize seu texto com um resumo das conquistas e sugestões para continuidade no ano seguinte, com as áreas que precisam melhorar e um olhar para o futuro:
Exemplo:
“Maria continuará trabalhando em cálculo mental no próximo ano porque já consolidou leitura fluente. Também recomendamos explorar seu talento em artes pois demonstra potencial criativo nessa área.”
Depois, agradeça o envolvimento da família e reconheça o esforço.
Exemplo:
“Maria viveu um ano de grandes aprendizagens. O esforço e dedicação dela, junto ao apoio da família, criaram as bases para um 3.º ano promissor.”
Bloco 6: Sugestões para a família
Descreva como a família pode apoiar o aluno em casa. Dê orientações práticas como:
- Leituras para realizar em casa
- Organização da rotina de estudos
- Atividades que estimulem o aprendizado e a autonomia
- Conversas abertas sobre como aprender e crescer
4.DICAS PARA REVISÃO DO RELATÓRIO FINAL

Por fim, revise o relatório que você escreveu, afinal, um relatório de desenvolvimento não pode ter erros.
Comece relendo, verificando a coerência e se não há termos que possam soar muito duros ou técnicos demais.
Pense: “Esse texto ficou claro para um pai que não conhece a sala?”
Para facilitar, siga esses passos:
- Revise o relatório. Um erro pode comprometer a leitura.
- Leia em voz alta: será que soa claro para uma família que nunca pisou na sala de aula?
- Use seus registros: fichas, amostras de atividades, produções dos alunos.
- Escreva um relatório por vez. Evite correr, afinal, cada aluno merece atenção.
- Se possível, peça feedback de uma colega ou da coordenação.
Lembre-se: o relatório não precisa ser perfeito, mas autêntico, humanizado e profissional.
E por último: respire fundo! Você fez seu trabalho ao longo do ano, observou, acompanhou, orientou esse aluno.
Esse relatório é o símbolo dessa história que você fez acontecer!
⚡ DICA DA PROFE DENISE: use ferramentas que facilitam sua rotina!
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O QUE LEVAR DESTE POST?
Escrever o relatório final do aluno é muito mais do que preencher um papel; é um ato de cuidado e reconhecimento.
Cada linha deve comunicar valor, evolução e potencial para o próximo ano.

Qual desses blocos do relatório você acha mais desafiador de escrever?
Ou conta pra mim: qual sua maior dúvida sobre relatórios? Vou adorar ajudar!
Comente abaixo!
Quero saber onde você trava, para que eu possa te ajudar ainda mais nos próximos conteúdos.
Estou esperando seu comentário!
Se você quer ainda mais dicas prática para escrever relatórios, confira esse vídeo:
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Conheça a Professora Denise!
A Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP.
Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.
É autora, curadora e produtora do Instagram, Facebook, Youtube e aqui do Blog Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.
Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.

