Por Michelle Costa Soares
Materiais não estruturados: uma forma de criar e brincar com um recurso chamado imaginação!
As crianças nos dão bons sinais para programar uma intervenção adequada e que desperte nela o prazer pelas aprendizagens. Nos momentos do brincar, podemos observar seu comportamento, reações, interesses, dificuldades…
É só lhes dar alguns objetos e pronto, tudo se transforma em brincadeira. A criança é assim, uma tempestade de ideias, simbolismos, criatividade e emoção.
Então, que tal dar aos pequenos a possibilidade de criar e aprender diante de alguns recursos simples e que aguçam a criatividade.
O brincar com materiais não estruturados possibilita o desenvolvimento da inteligência, a oportunidade da criança explorar suas habilidades criativas e que tem relação com aprendizagens já consolidadas.
Durante o momento de construção do brincar o educador poderá fazer intervenções com relação a conceitos utilizados nas aprendizagens mais sistemáticas, como: a quantidade de pedrinhas a serem usadas, os centímetros de um barbante que irão precisar, as relações entre muito e pouco, maior e menor, em cima e embaixo…
Atividades que exigem da criança estruturar seu próprio brinquedo ou brincadeira, permitem que algumas funções cognitivas sejam estimuladas, pois para estruturar-se eles precisarão organização, planejamento, flexibilidade cognitiva, criatividade, manutenção da atenção, memória operacional e diversas outras capacidades mentais.
Vygotsky traz uma reflexão importante sobre a construção da imaginação e as relações futuras da criança, onde
“A imaginação, como base de toda a atividade criadora, se manifesta por igual em todos os aspectos da vida cultural, possibilitando a criação artística, científica e técnica. Neste sentido, absolutamente tudo o que nos rodeia e que foi criado pela mão do homem, todo o mundo da cultura, em diferenciação ao mundo da natureza, tudo é produto da imaginação e da criação humana, baseados na imaginação”
Por essas e outras, façamos os brinquedos… façamos do brincar um meio de criar, aprender e evoluir.
LISTA DE MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS PARA AGUÇAR A IMAGINAÇÃO:
- Caixas de ovos
- Papelão
- Rolos de papel
- Fitas adesivas
- Botões
- Retalhos
- Tinta
- Tampas
- Folhas árvores
- Galhos
- Balões
- Lã
- Pedrinhas
- Papéis … e o que a imaginação contribuir!
Compartilhe conosco o que achou desse post!
Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões abaixo! Vamos adorar ler!?
Quer mais ideias? Veja também:
MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!
Conheça a AUTORA!
Michelle Costa Soares é Pedagoga, especialista em Desenvolvimento Infantil, Psicopedagoga Clínica Infantil, especialista em Neuropsicologia, Professora em Universidades e Cursos na área de Educação Especial e Desenvolvimento Infantil.
Apresenta em seu perfil @michelleterapiadecrianca no Instagram, registros e recursos para estímulos do Desenvolvimento Infantil.
Quer receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar GRUPO VIP no TELEGRAM > t.me/papodaprofessoradenise
Parabéns a todos os envolvidos nesta matéria achei maravilhoso, sou professora em uma creche e trabalho com uma turma de 3 anos, este ano irei fazer um projeto O brincar com materiais não estruturados e vcs me ajudaram muito. Grata
Oi sou a Professora Danilla Popp de Itaquaquecetuba São Paulo, achei a matéria sensacional estarei compartilhando e usando as ideias .Parabéns pelo trabalho
Olá Michele, sou professora e adoro trabalhar com esses materiais.
Obrigada pelas dicas.
Muitíssimo obrigada…
Por suas dicas tão valiosas…
Sou professora de Educação Infantil.
Trabalho dentro de uma Brinquedoteca.
Uso muito estes materiais…
As crianças amam.
Grata
Maria Antônia dos Santos
( Mamá )
Ficamos felizes em ajudar de alguma forma! Seja sempre bem-vinda aqui!
Gostei muito de sua fala sobre materiais não estruturados . Vc tem alguma indicação de livros sobre o assunto