
Por Professora Denise Ferreira
Olá, Profe! Você já passou por aquela situação de começar o ano letivo e, depois de algumas semanas, perceber que seus alunos estão em níveis muito diferentes?
Ou então, que aquela estratégia incrível de ensino não está funcionando porque alguns alunos têm lacunas de aprendizado?
Pois é… é para isso que serve a avaliação diagnóstica!
Ela nos ajuda a entender onde cada aluno está e quais caminhos seguir para que ninguém fique para trás.
Nesse post vou te mostrar como fazer uma avaliação diagnóstica eficiente e sem complicação!
📌 Ah, ao longo desse texto tem material gratuito para baixar e te ajudar nesse processo. Bora lá? 🥰
LIVE COMPLETA SOBRE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:
Assista à minha live completa sobre o tema no meu canal do YouTube pra te ajudar com mais detalhes sobre o tema:
O QUE É A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E POR QUE É IMPORTANTE?
A avaliação diagnóstica é o primeiro passo para conhecer sua turma de verdade. Diferente das avaliações tradicionais, ela não serve para dar nota ou classificar os alunos, mas sim para te dar um panorama real do nível de aprendizagem da sua sala.
💡 Com ela, você consegue:
✔️ Identificar pontos fortes e dificuldades dos alunos.
✔️ Planejar atividades mais assertivas desde o início.
✔️ Evitar retrabalho e frustrações ao longo do ano.
✔️ Construir um ensino mais personalizado e eficiente.
Ou seja, menos adivinhação e mais ensino direcionado!
COMO APLICAR A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE FORMA PRÁTICA?
Aqui, eu recomendo focar em quatro áreas essenciais para avaliar e ter um “mapa” de como está o desenvolvimento dos alunos:
📌 1. FLUÊNCIA LEITORA E ESCRITA
A fluência leitora e a escrita são habilidades fundamentais para o aprendizado. As atividades a seguir permitem identificar as habilidades e dificuldades dos alunos em diferentes aspectos da língua portuguesa.
Aplique seguindo os conteúdos mínimos de cada nível de ensino. Algumas estratégias para avaliar essa área:
- Leitura em voz alta: Peça para o aluno ler um texto e observe ritmo, entonação e compreensão.
- Produção de texto: Pode ser uma pequena narrativa ou até um bilhete para alguém da família.
- Ditado: Palavras soltas ou uma frase curta para analisar ortografia e escrita espontânea.
CHECKLIST DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE FLUÊNCIA LEITORA E ESCRITA
Para te ajudar a acompanhar o desenvolvimento dos alunos e planejar ações pedagógicas mais eficazes, organizei um Checklist de Avaliação Diagnóstica de Fluência Leitora e Escrita, ajustado para cada ano do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Use esse guia prático com critérios de avaliação para observar o desenvolvimento dos alunos de acordo com a faixa etária.
🔗 Baixe aqui O checklist de avaliação diagnóstica de fluência leitora e escrita:
📌 2. MATEMÁTICA
Antes de começar os conteúdos novos, é essencial entender o que seus alunos já sabem. Aqui estão algumas formas de avaliar:
- Operações básicas: Adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Resolução de problemas: Situações do dia a dia que envolvem números.
- Padrões numéricos e geometria: Identificação de formas e conceitos matemáticos básicos.
📌 3. DESENHO DA FIGURA HUMANA
Muita gente não dá importância para essa avaliação, mas ela diz MUITO sobre o desenvolvimento motor, cognitivo e até emocional da criança.
- Pedir para o aluno desenhar uma pessoa completa e observar detalhes como proporção e estrutura.
- Acompanhar a evolução do desenho ao longo do ano para perceber avanços no desenvolvimento.
📌 4. OBSERVAÇÃO DO ALUNO
Além das atividades escritas, o olhar atento do professor faz toda a diferença! Preste atenção em:
✔️ Como o aluno se expressa e participa das aulas.
✔️ O nível de interesse e envolvimento com as atividades.
✔️ Organização, autonomia e interação com os colegas.
🔗Baixe CLICANDO NA IMAGEM uma planilha para anotar as observações da turma:
E DEPOIS DA AVALIAÇÃO, O QUE EU FAÇO?
Agora que você já aplicou a avaliação diagnóstica, chega a hora de transformar esses dados em ações práticas:
✔️ Use uma planilha para tabular e analisar os resultados e veja quais pontos precisam de reforço.
✔️ Crie estratégias personalizadas para os diferentes níveis da turma.
✔️ Comunique as observações sobre como está o “mapa de desenvolvimento” dos seus alunos para a coordenação pedagógica e, se necessário, comunique os pais dos alunos com muitas necessidades para que possam apoiar o aprendizado em casa.
✔️ Registre todas as observações que detectar em uma planilha para ir acompanhando a evolução dos alunos ao longo do ano.
📌 CONCLUINDO…
A avaliação diagnóstica é uma grande aliada do professor!
Com ela, você evita surpresas desagradáveis e começa o ano com um plano de ensino muito mais eficiente.
Agora, me conta: você já faz avaliação diagnóstica?
Tem alguma estratégia que funciona bem na sua turma?
Vamos trocar ideias nos comentários!
🚀 Vamos juntos construir uma educação mais eficiente e acolhedora!
Se gostou desse post, compartilhe com outros professores que também podem se beneficiar dessas estratégias!
Conheça a Professora Denise!
A Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP.
Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.
É autora, curadora e produtora do Instagram, Facebook, Youtube e aqui do Blog Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.
Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.
📌 referências DESSE ARTIGO:
-
-
BNCC – Base Nacional Comum Curricular (MEC, 2017) 🔗 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
-
Luckesi, C. C. (2011). Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. Cortez Editora.
-
Hoffmann, J. (2014). Avaliação Mediadora: Uma Prática em Construção da Pré-escola à Universidade. Mediação Editora.
-
Goulart, C. B. (2021). Avaliação Diagnóstica e Processos de Ensino Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação.
-
Nova Escola – Atividade Diagnóstica de Língua Portuguesa.🔗 https://novaescola.org.br/conteudo/5562/atividade-diagnostica-de-lingua-portuguesa
-