Tempo de leitura: Aproximadamente 6 minutos
Profe, chegou aquela época do ano em que o coração acelera um pouquinho, né? A gente olha para a turma, lembra de todo o caminho que percorreu e começa a pensar:
“Será que todos estão prontos para seguir em frente?”
Essa é uma das perguntas mais desafiadoras sobre a aprovação do aluno no nosso trabalho!
E hoje eu quero te mostrar um jeito simples, mas estratégico, de avaliar se o aluno pode passar de ano — sem depender apenas daquela nota da prova final.
Porque a verdade é uma só: aprendizado de verdade não cabe em uma única nota! Ele é um processo vivo, complexo, e merece ser olhado com a profundidade que tem.
Veja em detalhes! ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ESSE TEMA NO YOUTUBE!
Se você prefere um bate-papo em vídeo e quer me assistir explicando tudo isso, confira o vídeo! 👇CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR:
O QUE A PROVA FINAL REALMENTE NOS DIZ?
A avaliação somativa — aquela prova tradicional, que vem no final — é importante, claro.
Mas ela mostra só um recorte do que o aluno conseguiu demonstrar naquele momento.
E a gente sabe: a aprendizagem é um processo! Ela envolve tentativa, erro, avanços e muita construção.
Então, para tomar uma decisão justa e, acima de tudo, pedagógica sobre a progressão do aluno, a gente precisa olhar para o todo.
É sobre esse olhar que eu quero falar com você agora!

PASSO 1 – OBSERVE O ENGAJAMENTO E A PARTICIPAÇÃO: A ESSÊNCIA DA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO
Comece olhando para o dia a dia da sala. As atitudes mais simples podem revelar muito!
- O aluno participa das atividades?
- Ele se envolve?
- Demonstra curiosidade, faz perguntas, tenta resolver desafios?
Essas pequenas atitudes revelam muito sobre como ele aprendeu a pensar, a interagir e a aplicar o que sabe.
São evidências de aprendizagem que precisamos mapear para ter uma visão global sobre o aluno.
Às vezes, o aluno não tem o melhor desempenho na prova, mas mostra nas conversas e trabalhos que compreendeu o conteúdo de forma significativa.
Esse nosso olhar no cotidiano é essencial — ele mostra o que o aluno realmente aprendeu na prática.
PASSO 2 – REÚNA EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM: A HISTÓRIA DO CRESCIMENTO
Agora, Profe, é hora de olhar para os registros.
Os portfólios, as produções, os cadernos e os trabalhos feitos ao longo do ano mostram a trajetória do desenvolvimento do aluno.
Observe também seus registros e anotações sobre o aluno. Todo esse material contam uma história: a história do crescimento do aluno. São as evidências de aprendizagem!

DICA PRÁTICA: ORGANIZE SEUS REGISTROS DE FORMA SIMPLES
Uma ferramenta que faz toda a diferença e me ajuda a deixar tudo isso mais organizado no dia a dia, é o meu Caderno de Registros do Professor!
Com ele, eu consigo:
- Anotar observações e acompanhar o progresso da turma em um só lugar.
- Controlar entregas e notas
- Registrar comportamentos e avanços individuais
- Manter o acompanhamento pedagógico sempre em dia.
- Ter tudo em um único lugar, já pronto para imprimir
- Ele é um produto em PDF, pronto pra imprimir, que criei na minha loja pensando em você, Profe.
Para organizar suas observações e acompanhar o progresso dos alunos de forma eficaz, conheça o meu Caderno de Registros Watercolors na Loja da Profe Denise:
Os registros que você anota no dia a dia se transformam em evidências riquíssimas na hora de decidir sobre a progressão escolar.
Mesmo que você comece fazer anotações de observações a partir de agora, ainda dá tempo de revisar produções, textos, desenhos e relatórios do aluno.
Tenho certeza de que essa ferramenta vai te ajudar e cada registro já será valioso!
Nessa fase do ano (início do 4º bimestre), temos muitas produções que o aluno fez ao longo do ano — desenhos, textos, relatórios, atividades práticas, mostram o percurso da aprendizagem, então, faça uma revisão desse material!
Compare o início e o fim do ano:
- Quais avanços você percebe?
- Mesmo que ainda haja dificuldades, há indícios de progressão do aluno?
Isso é o que chamamos de aprendizagem contínua, e ela precisa ser valorizada tanto quanto a nota de uma prova.

PASSO 3 – AVALIE A AUTONOMIA E O COMPORTAMENTO SOCIOEMOCIONAL
Um aluno pronto para seguir adiante não é apenas aquele que domina conteúdos. É também aquele que sabe:
- Buscar ajuda quando precisa
- Se organizar
- Trabalhar em grupo
- Enfrentar desafios com persistência
Essas competências socioemocionais são tão importantes quanto o conteúdo cognitivo. Observe também no aluno:
- Como o aluno reage aos erros?
- Como coopera com os colegas?
- Como enfrenta algo difícil?
Esses aspectos mostram o quanto ele está preparado emocionalmente para o próximo ano.
Um aluno com resiliência, por exemplo, pode não ter tido o melhor desempenho agora, mas tem o “motor” para continuar aprendendo.

PASSO 4 – USE CONVERSAS E AUTOAVALIAÇÕES: O PODER DE OUVIR O ALUNO
Outro passo essencial — e esse é o que muda tudo — é ouvir o aluno!
Reserve um tempo para conversar com ele. Pergunte:
- “O que você acha que aprendeu mais este ano?”
- “O que ele sente que ainda tem dificuldade e que ainda precisa aprender?”
- “O que gostaria de melhorar no próximo ano?”
Essas conversas mostram consciência, autonomia e autorreflexão sobre o próprio processo — e ajudam o aluno a perceber o que ele construiu.
Além disso, as respostas te dão pistas valiosas para que você o avalie com sensibilidade, empatia e justiça.
PASSO 5 – REFLITA SOBRE O CAMINHO, NÃO APENAS O RESULTADO: JUSTIÇA PEDAGÓGICA NO ATO DE AVALIAR
Antes de decidir se o aluno pode passar de ano, pergunte a si mesma:
– Ele está progredindo?
Pense no ponto de partida e no quanto ele avançou, não apenas no ponto final.
– Ele tem condições de continuar aprendendo com acompanhamento?
Ou seja, ele tem a base necessária para o próximo ano, mesmo que precise de um suporte extra?
– Ele demonstra vontade de seguir e aprender mais?
A motivação é um combustível poderoso para a aprendizagem.

E ainda, reflita: o aluno ainda precisa consolidar etapas fundamentais para o próximo ano?
Essa é uma pergunta chave para entender se a progressão será benéfica ou prejudicial.
A progressão escolar precisa considerar o potencial de continuidade do aluno, não só o fechamento de um ciclo.
É esse olhar que diferencia uma avaliação punitiva em um ato de justiça pedagógica — uma avaliação formativa, humana e coerente.
CONCLUINDO: UM OLHAR INTEGRAL PARA A PROGRESSÃO ESCOLAR O FUTURO DO ALUNO
Então, Profe… antes de preencher aquela ficha de notas finais ou participar do conselho de classe, lembre-se:
Avaliar é reconhecer o percurso.
Cada aluno tem um ritmo, um jeito e uma história de aprendizagem.
E quando a gente olha para o todo — o engajamento, o progresso, as evidências e o esforço — a decisão sobre a progressão deixa de ser um peso e passa a ser um ato de coerência e sensibilidade pedagógica.
É sobre valorizar o potencial de cada um e guiar para o melhor caminho!
E se você está buscando ideias para apoiar aquele aluno que precisa de um empurrãozinho extra, tenho um post no blog com 4 estratégias que sempre uso para melhorar as chances de sucesso.
Como ajudar o aluno que pode repetir de ano – Papo da Professora Denise
SUA VOZ É IMPORTANTE!
Se esse conteúdo te ajudou a pensar o final do ano com mais clareza e leveza, compartilha com uma colega que também está passando por esse momento!
E você, Profe?
– Você também já se viu em dúvida sobre a progressão de um aluno?
– Como costuma tomar essa decisão na sua escola?
Deixe seu comentário aqui embaixo! 👇
Sua experiência enriquece nossa comunidade! ❤️
Conheça a Professora Denise!
A Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, palestrante e formadora em cursos para professores, é colaboradora do Laboratório de Psicologia Genética /LPG–FE–UNICAMP e pós-graduada em Gestão Escolar pela USP.
Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.
É autora, curadora e produtora do Instagram, Facebook, Youtube e aqui do Blog Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.
Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.
Quer mais ideias e receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar no meu Canal no Instagram!!
